Paisagismo é um dos destaques da 28ª CASACOR Minas Gerais  

O tema “Corpo e Morada” foi escolhido pela CASACOR para orientar a criação dos projetos de todas as edições realizadas ao longo do ano. Ele permite inúmeras interpretações, mas a mais evidente delas é a conexão da casa com as pessoas que vivem nela e vice-versa. A casa deve refletir a personalidade dos moradores e contribuir para provocar boas sensações e acolhimento.

O contato com o meio ambiente se faz cada vez mais necessário para garantir a qualidade de vida das pessoas. Por conta disso, a presença das plantas dentro das casas e no entorno das construções é muito mais que tendência, trata-se uma necessidade. E isso vem contribuindo para alavancar o trabalho dos paisagistas. Mas engana-se quem pensa que a função dos paisagistas está apenas em escolher as espécies adequadas para um determinado espaço ou projeto. Os profissionais dessa área são responsáveis por fazer uma série de interferências na paisagem, entendendo e analisando com precisão a implementação da construção, tirando partido de diversos elementos, como posição do sol, vegetação existente, clima local, tipo de solo, escoamento da água, entre outros fatores. O trabalho consiste em criar uma simbiose entre o ambiente natural, que já existia no local, com as interferências humanas. O paisagista também possui uma importância fundamental: garantir a sustentabilidade do projeto, criando áreas menos impermeabilizadas, possibilitando a drenagem da água no solo, além de garantir a preservação do clima.

A cada edição, a CASACOR Minas conta com a participação de diversos profissionais do segmento. Neste ano, a edição mineira da mostra conta com 5 ambientes desenvolvidos por paisagistas, que também contribuíram em diversos outros espaços da mostra.

Divulgação