ORTODONTIA – Muito além de colocar os dentes no lugar

Além de ser o nosso “cartão de visitas” natural, os dentes são uma importante engrenagem do organismo humano, e como tal, se não estiver funcionando adequadamente irá acarretar numa série de problemas para a saúde do corpo como todo. A edição mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, feita em 2010 pelo Ministério da Saúde, aponta que ao menos 35% da população brasileira precisa de tratamento ortodôntico, para corrigir alguma disfunção. O estudo é feito a cada dez anos.

“Além da questão estética, precisamos dos dentes bem relacionados e alinhados, porque as duas arcadas trabalham em conjunto e foram criadas para ter um boa interação entre si. Os dentes possuem desenhos anatômicos diferentes propositalmente, para que exista uma engrenagem perfeita entre a maxila inferior e a superior”, explica o odontólogo e sócio da Venko Inteligência Odontológica, Brunno Braga Leite.

Problemas respiratórios, má dicção, doenças digestivas e até dores na coluna podem estar relacionados com o mau alinhamento da dentição. Mas felizmente, a grande maioria dos problemas ortodônticos pode ser solucionada com os aparelhos ortodônticos. Mas aí vem à mente de muita gente a incômoda situação em ter que usar aqueles desagradáveis e incômodos “ferrinhos” nos dentes.

“Os aparelhos fixos convencionais, de fato, têm essa dificuldade em relação ao momento da higienização, principalmente no uso do fio dental. Esteticamente também não agradam a muita gente, sem falar na necessidade de se ter uma manutenção mais frequente e uma demora bem maior para se ter os resultados desejados”, afirma Brunno Leite.

Divulgação