O Inverno e os Cuidados Com a Pele – Peelings e Tratamentos à Laser

Mais um inverno está chegando e a queda da temperatura, bem como a baixa umidade do ar, acabam diminuindo naturalmente a nossa transpiração corporal, além da oleosidade característica de nossa pele que removemos com banhos quentes; diminuindo uma camada natural chamada de manto hidrolipídico. Essa agressão que nossa pele sofre devido ao clima frio e seco gera um processo de desnaturação proteica, causando, por exemplo, aquele aspecto esbranquiçado da pele. Por isso, antes de tudo é muito importante uma hidratação mais profunda durante essa época.

Mas além da Hidratação, que é um cuidado fundamental, podemos fazer alguns procedimentos que são indicados no período do inverno. Estamos falando daqueles procedimentos dermatológicos em que se faz necessário evitar a exposição ao sol, como os Tratamentos a Laser e os Peelings, que é sobre o que vamos falar hoje.

Peeling Químico
Existem vários tipos de peeling no mercado, porém,quando se trata do Inverno, nós temos uma ótima oportunidade para fazer o Peeling Químico, ideal para a época. O peeling químico nada mais é que um processo de descamação da pele por um produto ácido apropriado. Essa descamação pode ser superficial, média ou profunda. Segundo a Dra. Mariana Paixão, médica dermatologista, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologista) e da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) -Existem cuidados a serem realizados antes do procedimento; que seria uma consulta e uma avaliação dermatológica para iniciar um preparo da pele. Depois de aplicado o peeling, a descamação começa no terceiro dia.

Os benefícios são inúmeros, como bem ressalta a Dra. Mariana Paixão – Temos a melhora do viço, a melhora do brilho, da textura e da qualidade da pele. Dependendo do grau do peeling observamos também uma melhora das rugas. Outra coisa que observamos é a sensação da pele bem cuidada e brilhante.

Tratamento a Laser
É um procedimento para remover as manchas escuras no rosto, remoção de pelos, rugas e cicatrizes, além de beneficiar a aparência da pele e a diminuição da flacidez. Há também inúmeros tipos de tratamento a laser para cada situação. O CO2 é um procedimento para o tratamento de cicatrizes, acnes e rugas, além do envelhecimento e da flacidez cutânea. Outro tratamento ideal para o inverno é o Laser Erbium que estimula a produção de elastina e colágeno, indicado para o tratamento de rugas finas, manchas, rejuvenescimento do rosto e cicatrizes mais superficiais. O Q-Switched, é também um procedimento que trata do Melasma.

Existe também a Luz Intensa Pulsada, que trata-se de um procedimento de rejuvenescimento através da emissão de um feixe de luz. É ideal para clarear alguns tipos de manchas, ajudar a melhorar a textura da pele, ajuda também no tratamento da vermelhidão, além de estimular a produção de colágeno e reduzir o tamanho dos poros. Porém, há contraindicações: Não é recomendado para pessoas que fazem uso de corticoides, anticoagulantes ou remédios fotossensibilizantes, uma vez que a pele fica muito mais sensível e isso pode resultar em manchas, caso seja realizado esse procedimento.

Divulgação