O bê-á-bá do marketing de influência

Em algum momento você já deve ter escutado as expressões: briefing, brainstorming ou lettering, principalmente quem trabalha na área de marketing, publicidade ou relações públicas.

“O fato é que a maioria dos termos utilizados são em inglês, por conta do processo de estrangeirismo que essas profissões sofreram ao longo dos anos. Esse processo consiste na introdução de palavras, frases e expressões estrangeiras em nosso vocabulário nativo. No caso da introdução de palavras em inglês no idioma português, o processo possui um nome ainda mais específico: anglicismo. “ – Explica Caroline Sant

Como nosso papel é desmistificar os conceitos dos negócios digitais, sinta-se mais familiarizado (a) a partir de agora, com as traduções sob a visão de Sant ( citada acima) quando o assunto são influenciadores digitais:

Brainstorming: traduzindo literalmente para o português, o termo pode significar “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Algumas pessoas até tentam abrasileirar o termo para “toró de ideias”, mas ainda é bastante usual a expressão em inglês dentro das agências de publicidade ou empresas corporativas. Basicamente, o brainstorming acontece quando um grupo de pessoas se reúnem para discutir ideias. No caso dos criadores de conteúdo, o brainstorming acontece toda vez que um influenciador levanta ideias para um novo conteúdo.

Job: qual o influenciador que nunca disse o famoso “manda jobs”? A palavra traduzida para o português significa “trabalho” e é muito utilizada para se referir aos serviços que um influenciador pode oferecer para as marcas. Lembrando que job nem sempre é um publipost, ok?

Publipost, “publi” ou conteúdo pago: Publiposts são conteúdos produzidos pelos influenciadores para serem veiculados no ambiente digital, principalmente nas redes sociais e, geralmente, são contratados pelas marcas. Por isso, o nome leva a junção de publi (publicidade) + post (publicação). Já a palavra “publi” é a abreviação de “publicidade” e é bastante utilizada nestes mesmos conteúdos para sinalizar ao público que estes posts são pagos e não orgânicos – uma obrigação dos influenciadores e das marcas.

Briefing: talvez, essa seja uma das palavras que um influenciador mais ouve no auge da sua carreira. Para o Marketing de Influência, o briefing é um documento onde reúne todos os direcionamentos para a produção de um conteúdo e é muito utilizado pelas marcas para expressar todo o conceito do job ou o que elas esperam do influenciador contratado.

Lettering: neste contexto, podemos traduzir este termo como “legendas” e é utilizado para se referir às legendas das publicações nas redes sociais e, principalmente, dos textos adicionados nas telas dos vídeos.

Analytics: se referem aos resultados de uma publicação, onde é possível visualizar as principais métricas, como alcance, engajamento e interações. Geralmente, estão disponíveis dentro das próprias redes sociais e são muito importantes para as marcas decidirem contratar um influenciador ou mensurar os resultados de um publipost, por exemplo.

Conteúdo espelhado: muitas vezes, quando um influenciador faz um vídeo ou uma foto com um produto e utiliza a câmera frontal, é bem possível que o rótulo da embalagem fique ao contrário, ou seja, ilegível. Por isso, as marcas sempre pedem para que, nestes casos, o conteúdo seja espelhado ou invertido, para que o rótulo e o nome da marca estejam corretos para o público. Acredite, publicar um conteúdo que não foi espelhado é o maior micão dentro do marketing de influência!

Ad ou #Ad: este termo é uma forma estrangeira de sinalizar a publicidade em um publipost e é uma abreviação da palavra “advertising”, que significa “publicidade” ou “anúncio” em português. É muito utilizado pelos influenciadores de outros países, mas é sempre bom lembrar que o CONAR (Código de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pode não considerar como uma sinalização de publicidade correta no território brasileiro.

Budget: significa “despesas” ou “orçamento”, e neste contexto é o valor que uma marca possui para investir em uma contratação de um influenciador.

CTA: a sigla significa “call to action”, que traduzindo para o português significa “chamada para a ação”. Para as marcas que trabalham com influenciadores com um objetivo bastante comercial, ou seja, de mostrar seus produtos/serviços e converter cliques em vendas, é muito importante que haja um CTA no conteúdo. Um dos exemplos mais clássicos é o famoso “arrasta pra cima, pessoal!”, “corre lá nos meus stories pra conferir!” ou “se inscreve no canal e ativa o sininho!”.

A maioria desses termos também são utilizados em outras ações de marketing e não apenas com influenciadores.