Números mostram recuperação de fôlego do setor de Food Service

O setor de Food Service recuperou-se totalmente da crise ocasionada pela COVID-19 e ainda apresentou um crescimento exponencial em relação ao período de ápice da pandemia. É o que mostra o levantamento realizado pela ACOM Sistemas, empresa de tecnologia especializada em soluções para o Food Service, em uma amostra da sua base de clientes. 

O ERP EVEREST, sistema desenvolvido pela ACOM, extraiu os valores de dois importantes indicadores de desempenho: o volume de comandas processadas e o total de vendas realizadas entre os anos de 2019 e 2022. A amostra contemplou empresas como restaurantes, bares, casas noturnas e distribuidoras, foco de atendimento do EVEREST Food Service.  

O levantamento expôs um cenário que a ACOM pôde acompanhar de perto nos últimos anos, e também reafirmou o movimento de recuperação que o mercado vem percebendo nos últimos meses. Começando pelo segundo trimestre de 2020, quando a pandemia estava em processo de consolidação, houve uma redução de 68% no volume de comandas processadas, se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, quando o Food estava alçando voos importantes. 

Em relação ao volume de vendas dentro do mesmo recorte temporal, a redução é de 86%, algo inimaginável para muitos empresários do setor. Tanto que muitos deles fecharam suas portas no decorrer dos meses subsequentes. De acordo com a análise da ACOM, 2020 fechou com uma redução de 35% no total das vendas em relação ao ano de 2019.    

Já em 2021, segundo ano da pandemia, o setor começou a ensaiar um retorno, e apresentou um crescimento gradual no decorrer dos trimestres. Pode-se dizer que isso foi possível graças a uma reinvenção e à construção de estratégias comerciais por parte dos empresários que mantiveram suas operações em pleno funcionamento. 

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