Novo Range Rover Evoque leva a vaidade ao máximo

Oito anos de carreira é muito para um automóvel. Mesmo que esse automóvel seja o Range Rover Evoque, o SUV compacto de luxo mais famoso do mercado. Lançado em 2011, ele se tornou o best seller da marca inglesa, que neste período vendeu mais de 770.000 exemplares mundo afora, muitos desses para quem nunca teve um Range Rover.

Dito isso, como atualizar o Evoque? A resposta é simples: siga a tendência do mercado. Coloque um motor híbrido, tecnologias alinhadas com o tempo e renove suas linhas impactantes.

À primeira vista, o novo Evoque parece ser idêntico ao da primeira geração. Não há como se chatear com um modelo tão bem-sucedido e apreciado, então funciona bem manter a estratégia. Os faróis são mais finos, há uma nova linha de cintura abaixo dos retrovisores e as lanternas estão com uma mascara escura, agora atravessando a traseira como nos Porsche. As novidades mais marcantes estão no interior, onde a Land Rover trabalhou para agradar não apenas aos olhos. O novo SUV ganhou 2 cm de entre-eixos, o suficiente para tornar a área traseira mais acolhedora. Até mesmo o porta-malas cresceu (tem 591 litros com os bancos levantados) e se tornou mais explorável. Não muda na profundidade, mas o espaço sob a cobertura aumentou 4 cm e cresceu 2 cm na largura. No entanto, falta um segundo espaço abaixo do piso, ocupado pelo estepe. Em suma, o Evoque não muda muito, mas se torna um carro mais espaçoso e habitável. A segunda geração do Evoque é completamente inédita no habitáculo, que agora se desenvolve muito mais horizontalmente e parece muito mais tecnológico, como foi visto no Velar. No interior são três telas, uma de 12,3″ para os instrumentos e duas de 10″ no console, uma acima da outra, sendo uma para o sistema multimídia e a outra para a climatização.

Apenas a tela de 10″ do sistema multimídia é um item de série, sendo que as outras duas são opcionais. Apreciamos que o controle da temperatura é feito por dois comandos giratórios para que o motorista possa fazer o ajuste sem tirar os olhos da estrada (uma vantagem para a segurança).

O preço inicial do novo Evoque é de 39.250 euros e se refere à versão com motor 2.0 diesel de 150 cv, câmbio manual e tração dianteira (será vendida a partir de junho). De série traz faróis de LEDs, maçanetas retráteis, sensor de chuva, rodas de 17″, ar-condicionado de duas zonas e a central de 10″, enquanto a versão R-Dynamic (41.750 euros) adiciona visual exportivo no exterior, pedaleiras em alumínio, detalhes cromados e volante em couro.

Crédito: UOL