NOMADISMO DIGITAL x HOME OFFICE

O nomadismo digital e o home office ganharam seu lugar de maior destaque como conseqüência da pandemia do covid. Chegamos a números bem expressivos nas últimas pesquisas sobre o retorno para o modelo antigo de trabalho, onde 78% dos entrevistados pela startup Revelo, até consideram trocar de emprego caso a empresa não ofereça essa opção de home office nas carreiras digitais por exemplo. Já sobre os nômades, segundo a MBO Partners, o número cresceu de 7,3 para 10,9 milhões em 2020 nos EUA – um aumento de 49% em relação ao ano anterior.

Existem inúmeras vantagens para esse novo modelo de trabalho como: conhecer novos locais e culturas pelo mundo, ter uma vida mais leve, trabalhar de casa ou em um coworking e ampliar sua rede de contatos. Claro, que para as duas opções, considerações importantíssimas não podem ser esquecidas como:

  • PLANEJAMENTO
  • ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E FINANCEIRA
  • EQUIPAMENTOS DE BOA QUALIDADE
  • COMPROMETIMENTO

Acrescento na opção de nômade: aprender outra língua, como o inglês, que pode facilitar a vida na maioria dos países. Investir em qualificação profissional, já que o mercado mundial tem gaps diferentes a serem preenchidos e por último, não esquecer a parte burocrática de documentação: passaporte, vistos, vacinas e etc.

Vamos desmistificar o estereótipo de “mochileiro itinerante”, engane-se quem pensa que trabalhar como nômade digital, por todos os benefícios e flexibilidade seja mais “fácil” do que o conforto da sua casa, pois você precisa de disciplina para que no tempo livre também aproveite. Existe sim um lado das experiências exóticas e momentos de glamour, mas também ocorrem os imprevistos, orçamento apertado, surpresas desagradáveis..

Um outro cuidado que não podemos deixar de citar e que fica mais evidente no home Office, é a saúde mental. Muitas empresas notaram diversos comportamentos e desenvolvimentos dos colaboradores após essa nova adaptação e algumas medidas são sugeridas para tornar o dia-a-dia mais tranqüilo e eficaz.

  • Equilibrar o tempo social e o tempo sozinho.
  • Programar algo divertido, embora pareça simples, te deixa leve.
  • Exercícios de força mental para ficar com as emoções mais equilibradas
  • Criar oportunidades para “fugir” do trabalho, trabalhando home Office facilmente o dia e a noite se fundem e para que não fique tão pesado, crie momentos de pausa e relaxamento.
  • Cuidar da saúde física, não só exercícios, mas a boa alimentação.