No dia Mundial do Café, Região do Cerrado Mineiro tem muitas conquistas para comemorar

“Uma pausa para o cafezinho”. Quem nunca ouviu esta frase? Ela representa apenas um dos muitos bons momentos inspirados pelo café. Não é à toa que a bebida é tão admirada no mundo todo. A começar pelo aroma que desperta diversas sensações, remetendo à memória, sentimentos de união e acolhimento. E como tudo que é bom merece ser celebrado, o dia 14 de abril foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Café.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perdendo para a água. Os números provam a cada ano que a paixão por ele só aumenta. Segundo a Organização Mundial do Café (OIC), o consumo global em 2022/23 atingirá 178,534 milhões de sacas, com alta anual de 1,7% (175,605 milhões de sacas em 2021/22).

O Brasil mantém o título de maior produtor e exportador e a Região do Cerrado Mineiro tem um papel importante na introdução do café de qualidade no cenário mundial, uma vez que representa 12,7% da produção brasileira, 25,4% da produção mineira e está presente em todos os continentes. Atualmente, são mais de 30 países e cerca de 70 compradores de cafés especiais com o selo de Denominação de Origem da Região, a primeira a alcançar este status para os cafés do Brasil, em 2013.

Divulgação