No Brasil, influenciadores de moda já sofrem com os efeitos da pandemia

A pandemia do novo coronavírus tem abalado a indústria têxtil drasticamente e o futuro da moda é incerto. Ainda que marcas de loungewear e algumas etiquetas independentes tenham tido lucro diante do atual cenário, a crise gerada pela Covid-19 impactou irremediavelmente as confecções, semanas de moda e até as grifes mais populares do mercado de luxo. O mais recente setor a registrar prejuízos ligados ao surto é o dos influenciadores digitais. Segundo uma pesquisa revelada na semana passada, a receita dos profissionais ficaram, em média, 33% menores entre março e maio, inclusive, no Brasil.

Por conta do distanciamento, a audiência das redes sociais disparou. Um estudo da consultoria Kantar, desenvolvido com dados de mais de 25 mil pessoas, indica que plataformas como Facebook, WhatsApp e Instagram cresceram cerca de 40% em março, enquanto o novato TikTok viu seu número de instalações mensais triplicar em abril. O aplicativo, atualmente, é o segundo mais baixado no mundo, segundo relatório da consultoria Sensor Tower.

Todavia, isso não significa que os profissionais da área estejam mantendo o lucro com o aumento do tráfego. De acordo com um relatório da Attain, agência de desempenho digital sediada no Reino Unido, os ganhos dos influenciadores estão 33% menores, se comparados ao mesmo período do ano passado. A média da quantia perdida semanalmente é de US$ 3.100, acumulando um prejuízo que já ultrapassa US$ 20 mil.

A Redação