Ninfoplastia: procedimento contribui para uma melhor qualidade de vida

A ginecologista Dra. Fernanda Nassar destaca os principais benefícios de realizar esta técnica

​Cada vez mais a sociedade tem discutido tabus em relação a assuntos que abordem alterações íntimas. Consequentemente, o aumento da procura pelos procedimentos vai de encontro a uma maior liberdade e necessidade das mulheres em se sentirem mais confortáveis com a sua região íntima. Segundo a ginecologista Dra. Fernanda Nassar, técnicas como a ninfoplastia têm se mostrado cada vez mais necessárias para uma melhor qualidade de vida.

​“No caso da ninfoplastia, também conhecida como labioplastia ou cirurgia íntima feminina, o procedimento é feito com o objetivo de reduzir os pequenos lábios vaginais, diminuindo o desconforto na hora de manter relações sexuais e corrigindo determinadas patologias. Este tipo de técnica facilita a higienização da região e evita o acúmulo de secreções e urina, que podem levar a infecções”, explica a especialista. ​Nassar também orienta que as mulheres que sintam constrangimento na hora da relação devido a presença de pequenos lábios maiores que os grandes, também podem encontrar conforto com a realização da ninfoplastia. “Sentir qualquer tipo de vergonha durante relações sexuais vai muito além de questões de aparência, pois prejudica a autoestima e, em alguns casos, pode até mesmo atrapalhar o prazer ou originar quadros de ansiedade.”

​O excesso de pele no local pode ainda atrapalhar na hora de realizar atividades cotidianas, como andar de bicicleta, ou ao vestir determinadas roupas, como calça legging ou um biquini. “As principais causas são herança genética, o uso de anabolizantes ou alterações hormonais ocorridas durante a adolescência, o que também justifica a ninfoplastia só poder ser realizada em pacientes maiores de 18 anos”, diz Dra. Fernanda.
Dessa forma, a ginecologista indica que ao precisarem lidar com aspectos íntimos que causem desconfortos físicos ou emocionais, as mulheres devem procurar atendimento especializado para que possam se sentir mais seguras com a sua região íntima. “Atualmente, existe a possibilidade de realizar a ninfoplastia usando laser com anestesia local e no consultório, o que ainda permite uma recuperação e um retorno às atividades diárias o mais rápido possível.”

Divulgação