Mulheres aumentam a presença e ganham posição de destaque no setor de tecnologia

Com presença cada vez maior em todos setores do mercado de trabalho, as mulheres também procuram abrir espaço em uma área ainda amplamente dominada pelo ambiente masculino: a de tecnologia. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 2015 a 2022, houve um aumento de 60% na participação feminina na área de tecnologia. Mas apesar desse crescimento, o levantamento aponta que o setor ainda é composto por uma maioria de 83,3% de profissionais do sexo masculino.

Mesmo nesse cenário adverso, diversas profissionais estão conseguindo vencer as várias barreiras que impedem uma maior participação no setor, tornando-se exemplos para que mais mulheres invistam em uma carreira na tecnologia. Apresentar trajetórias de destaque de mulheres no setor é importante para incentivar a entrada de um público feminino jovem, mostrando que é possível a todas ter sucesso na área. É o caso de Andressa Vergutz, cofundadora e head de tecnologia da Easy 360, uma startup com sede em Curitiba que desenvolveu uma plataforma on-line para otimizar a administração de empresas industriais, e que também criou um curso para a nova profissão de planner industrial, recém-chegada ao Brasil.

Com doutorado em Ciência da Computação pela UFPR, Andressa tem experiências acadêmicas na University of Ottawa, no Canadá, e na Northeastern University, nos Estados Unidos. Ela exerce um cargo de muita liderança na Easy 360, sendo a principal responsável da empresa em áreas como ciência de dados, IA (Inteligência Artificial) e algoritmos de Machine Learning (aprendizado de máquina), IoT (Internet das Coisas) e gestão do desenvolvimento da solução easy.

Divulgação