Móveis com história: saiba como incluir as peças na decoração sem deixar os ambientes ultrapassados

Presentes em diversas residências no Brasil e no mundo, os móveis antigos agregam, com muita classe, o estilo vintage na decoração dos lares. Muito bem-vindos nos mais diversos estilos decorativos, são ótimos para criar um contraste com o contemporâneo, dando uma outra cara para o ambiente onde está inserido e contribuindo para a sofisticação. Além disso, junto com a função de integrar o décor, tornam-se únicos e são carregados de histórias, passadas de geração em geração, transmitindo um significado especial para moradores.

“Eu adoro mesclar peças novas com antigas e o segredo está no equilíbrio. Escolha um elemento de destaque: uma poltrona, um carrinho de chá ou uma mesa de centro. Às vezes é necessário reformá-los: trocar o tecido ou lustrar a madeira, mas sempre vale a pena” comenta a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome, que em seus projetos têm o apreço de incorporar mobiliários de época para constituir a arquitetura de interiores das residências. Segundo ela, o diferencial está na riqueza dos detalhes do design, que propicia mais personalidade à peça.

Os móveis vintage são adequados para quaisquer cômodos – tanto na parte interna das residências, como também do lado de fora. Como exemplo, a arquiteta relata a varanda de um apartamento que realizou: com a proposta de inserir uma atmosfera rústica, o mobiliário de época, combinado com o frigobar retrô, trouxe uma ambiência gostosa em plena capital paulista. “Nesse projeto em especial, inserimos de maneira pontual vários móveis antigos por todo apartamento, mas a varanda seguiu mais por essa proposta com a cristaleira que recebe copos e taças e o aparador. Uma fusão que ficou belíssima”, relembra.

Divulgação