MM Gerdau recebe a exposição “Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens”

O Centro Georges Pompidou, na França, é um dos maiores complexos culturais da Europa e sempre busca formas diferentes de discutir a arte. Com a exposição “Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens”, concebida no Centro Pompidou, sob a curadoria de Géraldine Gomez e realização em Belo Horizonte da Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, não seria diferente. Em cartaz no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal até 29 de dezembro, a mostra utiliza o digital para abordar temas como a proteção ao meio ambiente, o consumo de imagens e telas, além de muitos outros questionamentos.

A mostra é presencial e o MM Gerdau segue todos os protocolos sanitários para receber o público com segurança, tais como uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca, distanciamento entre as pessoas e capacidade de cada ambiente, mediação de temperatura na entrada do museu e higienização das mãos.

A exposição integra a programação do Novembro Digital, em Belo Horizonte, e inicia uma parceria entre o Centro Pompidou e o Brasil. Inaugurada na capital mineira, a mostra segue depois para mais cinco cidades: Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Luís. “Estamos muito felizes em sermos o primeiro museu no Brasil a receber a exposição Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens, concebida no Centro Pompidou, e realizada, em Belo Horizonte, pela Aliança Francesa, que nos procurou para essa parceria. A exposição internacional chega em uma boa hora, logo após a reabertura total do museu, oportunizando uma ocupação temporária em um dos nossos andares e abrindo novas vias de diálogo com o público em geral. Entendemos que o museu legitima sua atuação no cenário cultural da cidade quando recebe uma mostra dessa relevância, não só como museu de ciência e tecnologia, mas também como espaço cultural aberto à iniciativas plurais.”, destaca Márcia Guimarães, gestora do MM Gerdau.

“Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens” apresenta obras visuais internacionais que exploram o mundo em que vivemos, destacando a interação, cada vez maior, entre o cinema e outras áreas artísticas. Artistas renomados e emergentes se unem no que é a criação mais inovadora da atualidade. Durante a exposição artistas mineiros de vídeo arte serão convidados para apresentarem obras que dialogam com o propósito da mostra.

Serão expostos cinco filmes de quatro artistas. Em “Haptophilia” (2016), Nicolas Gourault utiliza linguagens como fotogrametria, modelagem 3D e simulação física; Jacques Perconte, em “Le Tempestaire” (2020) e o lançamento Ouinze Mille (Pieds) (2021) com filme infinito; a série de vídeos inéditos Floralia (2021), de Sabrina Ratté e as animações em 3D “Cores” (2020), de Nicolas Sassoon & Rick Silva.

Divulgação