Mercado de franquias cresce em Minas Gerais e atrai redes que desejam aumentar a capilaridade no estado

Crescimento e expansão são aspectos inerentes às empresas que atuam no setor de franquias. E quando o assunto é Minas Gerais, muitas marcas apontam que o estado está no radar. Isto porque não apenas o estado ocupa a liderança em número de municípios no País, com 853 no total, como também é o vice-líder na listagem daqueles com mais de 100 mil habitantes (33).

Além destes fatores, alguns números apontam a recuperação do setor no mercado mineiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes no estado, em 2021, teve um incremento de 10,8%, ficando acima da média nacional, passando de R$ 13,1 bilhões para R$ 14,5 bilhões. Entre os segmentos que se destacaram estão o de Casa e Construção (26,4%); Limpeza e Conservação (15,8%), e Saúde, Beleza e Bem-estar (13%). E com relação ao número de unidades, Moda teve uma das maiores variações, chegando a 42,4%, seguido por Casa e Construção, com 41,1%. Para Danyelle Van Straten, diretora regional da ABF em Minas, “o movimento de recuperação das atividades econômicas felizmente dá boas perspectivas aos negócios. O mercado mineiro de franquias é forte e resiliente, e refletiu a reação do setor no Brasil. Nosso estado é um campo muito vasto, com diversas oportunidades a serem exploradas. Somos 853 municípios ávidos por negócios bem estruturados. O franchising em Minas ainda tem muito para crescer”, avalia a executiva.

Além disso, dados da Fundação João Pinheiro — instituição responsável pelo cálculo oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do estado — mostram que o indicador mineiro ficou acima da média nacional, que é de 4,6%, chegando a 5,1%. Entre os desempenhos mais evidentes estão Serviços (61,6%); Indústria (30,1%) e Agropecuária (8,3%). Com base nestes números, selecionamos algumas redes de franquias que pretendem aumentar sua presença e capilaridade em diferentes segmentos, com a abertura de unidades tanto na capital e nos grandes centros, como em cidades do interior dos mais variados portes.

Divulgação