Mercado de consumo de livros cresce 48%, vira tendência de Natal e não deixa o Réveillon 2021 passar em branco

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen divulgaram os resultados do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil. De acordo com a pesquisa, de janeiro até o início de novembro deste ano, foram vendidos 43,9 milhões de exemplares, número 33% maior que 2020 e 31% superior a 2019, ainda antes da pandemia.

Com esses dados positivos do mercado, um bom livro sempre será um ótimo presente a se dar e a se receber. O fim de ano é cheio de ocasiões para presentear pessoas queridas, seja em um aniversário, um amigo secreto ou no Natal.

A Livraria Travessa no Rio de Janeiro recebe neste mês de dezembro, ainda em tempo para as comemorações de fim de ano, exemplares do livro ‘Temporada 1’ de Vanessa Sap. A obra esbarra em discussões bastante atuais como o racismo (aos antigos preconceitos somam-se novos, como a predileção por magros), dependências (comida sendo apenas um deles) e o machismo (a cobrança por aparência, ainda muito mais corrosivas para mulheres).

Nesse nicho, em uma obra que esmiúça temas super atuais, numa perspectiva inédita, intercalando risos, frutos do humor mordaz, à reflexão sobre o impacto da silhueta no dia-a-dia. Vanessa Sap publica obra chamada “Temporada 1”. Um livro perfeito para quem quer se garantir nos presentes nesse fim de ano.

A ficção é retratada no Centro de Emagrecimento Ingatori durante a semifinal da Copa de 2014. Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham naturezas distintas, todos têm alguma correlação com os quilos a mais e suas dificuldades.

Os nomes dos personagens – que são mais de 50, também com problemas nos tons de cinza – homenageiam artistas plásticos contemporâneos brasileiros, que de alguma maneira serviram de inspiração na trajetória da escritora. Seu olhar artístico robusto e particular é refletido diretamente na experiência das páginas; Michel Houellebecq, Luis Fernando Verissimo, Monty Python, Woody Allen, Lucille Ball e Bansky são apenas algumas das influências.

Divulgação