Médica santista é premiada no 66º Conselho Brasileiro de Oftalmologia

A outorga foi realizada na última sexta-feira (09) na Expotrade Convention Center, em Curitiba (PR)

A oftalmologista especialista em glaucoma Dra. Bruna Melchior recebeu na última sexta-feira (09) o prêmio “Trabalho Internacional”, entregue durante a realização da 66ª edição do maior congresso anual de oftalmologia da América Latina. O evento aconteceu entre os dias 07 e 10 de setembro de 2022, na cidade de Curitiba, e foi presidido pelos doutores Carlos Moreira Junior, Lisandro Massanori Sakata e Homero Gusmão de Almeida. Denominado “Frequency of optical coherence tomography testing to detect progression in glaucoma”, o trabalho da especialista foi honrado durante o decorrer do evento, que ainda reuniu profissionais, expositores e palestrantes das mais diversas vertentes da oftalmologia, criando um saudável ambiente para networking e atualização científica. Segundo Dra. Bruna, ser premiada nessa edição do congresso tem uma relevância inestimável. “Receber esse prêmio representa, inclusive, um reconhecimento de toda a minha carreira como oftalmologista. Ter a chance de mostrar este estudo, que tem a ambição de refletir positivamente na vida das pessoas, contribuindo para um diagnóstico e tratamento cada vez mais eficientes daqueles que precisam lidar com os desafios do glaucoma, foi uma experiência extremamente significante.”

O trabalho foi feito com dados de pacientes seguidos por 11 anos nos Estados Unidos, a partir dos quais avaliou-se a frequência ótima para seguimento de pacientes com glaucoma com OCT (Tomografia de Coerência Óptica), um dos principais exames usados para avaliar a progressão da doença. Com os dados analisados e várias simulações de computador, o estudo concluiu que repetir o exame a cada 6 meses apresenta um bom custo-benefício em grande parte dos casos.

Quem é Dra. Bruna Melchior?
A Dra. Bruna é formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), no campus de Ribeirão Preto, local onde também realizou a sua residência em Oftalmologia e sua especialização em Glaucoma clínico e cirúrgico. Em 2018 iniciou seu doutorado ainda na instituição, e em 2019, a especialista recebeu uma bolsa de estudos dos Estados Unidos para estudar como research fellow em Glaucoma na Columbia University e trabalhar no New York Presbyterian Hospital (NYPH), considerados respectivamente a 16ª melhor Universidade do mundo e o 4º melhor hospital dos Estados Unidos.

Divulgação