Marca própria torna-se estratégia para vender mais. Clientes buscam produtos que entregam mais por menos

A presença das marcas próprias é uma tendência já percebida no mercado desde antes da pandemia, mas com a situação vivenciada em 2020 e 2021 essa tendência acelerou. Uma combinação de fatores no Brasil e no mundo vem contribuindo para a valorização das marcas próprias no mercado. O cenário ao longo dos anos prevê um aumento da participação desse setor em todas as empresas, independente do segmento. Nesse período pós pandemia, o mercado criou um consumidor muito mais racional, que busca produtos e serviços com mais cuidado e segurança. O cenário macroeconômico global e local, influenciado pela crise ou mesmo pelo amadurecimento do público, tornou o comportamento de compra pensando muito mais em valor, principalmente por alternativas que ofereçam mais por menos, que é a base da proposta da marca própria nas mais diversas categorias de produtos. A produção de marca própria busca melhor rentabilidade, um investimento a mais na criação e aprimoramento de alternativas para oferecer ao consumidor mais opções, com melhor qualidade e preços competitivos, afinal esses produtos podem ser cerca de 20% mais baratos que os tradicionais da indústria.

Para o CEO da franquia de estética Ad Clinic, Rodrigo Nunes, que iniciou sua operação com apenas de R$ 5 mil para abrir a primeira loja ao lado de sua esposa, Aline Medici, a marca própria é um símbolo extremamente importante para a empresa. “A marca própria traz identidade e personalidade. Quando aliada à uma empresa que tem um histórico de qualidade e segurança, essa marca se fortalece e supera as vendas dentro da loja. A referência de qualidade de uma, transfere automaticamente para a outra e o resultado é surpreendente.” Explica. Nos Estados Unidos, no ano passado, as marcas próprias alcançaram vendas de US$ 199 bilhões com crescimento de US$ 1,9 bilhão sobre o ano anterior, representando uma participação de 17,7% em valor e 19,6% em volume físico do total das vendas. Na China, os líderes de mercado também atuam fortemente com marcas próprias. Favorecidos pelo volume e pela qualidade de informação sobre hábitos e atitudes de consumidores, eles têm a visão plena e correta da demanda presente e futura e usam essas informações para direcionar suas compras e a oferta nas lojas.

Rodrigo e Aline aprenderam logo cedo o poder que uma marca própria impacta no faturamento. Pensando nisso criaram uma linha exclusiva que pode ser usada tanto dentro do consultório quanto o cliente pode levar para a casa.

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