Mão de obra qualificada ainda é desafio para o agro brasileiro

Entre 2010 e 2019, a produção agrícola no Brasil cresceu a uma taxa anual de 2,3%, quase que o dobro da média mundial de 1,4%, registrada na mesma década, conforme relatório divulgado este ano pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O investimento em tecnologias de ponta foi fundamental para essa ascensão, mas essa forte e rápida modernização do setor, apesar de positiva, trouxe à tona um problema para o agro brasileiro: a carência de mão de obra qualificada. Hoje são várias as ferramentas tecnológicas e digitais disponíveis aos produtores rurais para se obter uma agricultura e pecuária de alta performance. O problema é que, para operar esses modernos maquinários e entender as informações que eles trazem, é necessária mão de obra qualificada. Para tentar enfrentar esse problema, empresas do agronegócio estão assumindo esta função de qualificar trabalhadores e, com isso, preencher vagas que muitas vezes ficam meses sem candidatos.

É o caso do Grupo Pivot, empresa goiana é uma das líderes no mercado nacional de maquinários agrícolas e sistemas de irrigação, que por meio do seu programa Pivot Training já formou mais de 50 profissionais especializados em manutenção de tratores e maquinários agrícolas. Voltado para jovens que tenham interesse de seguir a carreira de técnico mecânico, o programa foi criado em 2020, como uma forma de recrutar novos talentos para a empresa e com isso suprir a demanda de mão de obra mais qualificada em alguns setores.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos (RH) do grupo, Kenia Christine Silveira, ao serem selecionados para o treinamento, os participantes já contratados como trainees e ao longo do programa recebem também um salário mínimo. Em setembro último o programa Pivot Training formou uma nova turma com 25 novos técnicos mecânicos. “Os que se saem melhor nas avaliações práticas e teóricas do curso são promovidos para a função de auxiliar técnico e encaminhados para vagas disponíveis em nossas lojas”, esclarece Kenia. Ela acrescenta que as inscrições para uma nova edição do programa já estão abertas. Ao todo, estão sendo oferecidas 20 vagas para o treinamento, que deve começar em janeiro de 2023. Ainda segundo a gerente de RH, quem tiver interesse pode se inscrever pelo site da Pivot (pivot.com.br) até o próximo dia 9 de novembro.

Divulgação