Mais de 14 milhões de brasileiros não possuem dentes, saiba o motivo e o que fazer para evitar

A importância da saúde bucal para a qualidade de vida e bem-estar geral é indiscutível. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020, destacam que 34 milhões de brasileiros adultos (acima dos 18 anos) perderam 13 ou mais dentes. Outros 14 milhões vivem sem nenhum, após perdas ao longo da vida. Esses dados são alarmantes e colocam em evidência a necessidade de cuidados com a saúde bucal para evitar a perda de dentes.

A prevalência de problemas odontológicos, como as cáries e outras doenças periodontais, é uma das principais causas da perda de dentes. Dados do Ministério da Saúde indicam que a cárie é a doença bucal mais comum no Brasil, afetando cerca de 80% da população. “A doença periodontal, que atinge as gengivas e estruturas de suporte dos dentes, é outra causa importante de perda dentária. A periodontite, estágio avançado da doença periodontal, pode levar à perda de dentes e está associada a outras condições de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.” explica a cirurgiã-dentista e especialista em periodontia Dra. Bruna Conde.

As perdas dentárias também aumentam ao longo da vida pelos efeitos cumulativos de doenças bucais. A falta de cuidados preventivos e a manutenção de hábitos de higiene bucal inadequados podem levar à perda de dentes ao longo do tempo. A perda dentária pode afetar a autoestima, a mastigação, a fala e a saúde geral do indivíduo.

Divulgação