Luana Vitra: conheça a artista mineira ganhadora do premio Pipa e selecionada para Bienal SP

Luana Vitra está entre os artistas premiados do Prêmio PIPA 2023. Ela é também uma das artistas selecionadas para a 35ª Bienal de São Paulo, que acontece entre 06 setembro e 10 dezembro de 2023, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera.

“Os quatro artistas premiados pelo PIPA em 2023 – Glicéria Tupinambá (BA), Helô Sanvoy (GO), Iagor Peres (RJ) e Luana Vitra (MG) – explicitam a força plástica extraída de corpos dissidentes e suas lutas cotidianas. Mais do que a conquista de visibilidade, eles preenchem de sentido as lacunas. Sintomaticamente a presença da dança, do corpo e da performance perpassa as quatro poéticas. A metabolização de materiais, a transfiguração de elementos minerais e orgânicos (ferro, vidro, couro, pele), o deslocamento dos corpos, a recuperação da memória de fazeres e rituais ancestrais, tudo nestas produções fala de transição, de passagem, do abandono das identidades fixas e da busca das simbioses indeterminadas. O título de uma das peças de Luana Vitra, ‘Isca de confusão’, parece trazer à tona um elemento comum a estas quatro poéticas singulares. Confusão é o que escapa da ordem instituída, é o que ainda não tem forma definida” fala Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA.

Sobre o prêmio, Luana diz: “muito feliz em receber a notícia que esse ano sou uma das vencedoras do Prêmio Pipa, que é o principal prêmio de arte contemporânea do Brasil. Estou especialmente feliz por dividir esse momento com Helô Sanvoy, Iagor Peres e Glicéria Tupinambá, que são três artistas pelos quais possuo uma profunda admiração. Obrigada por me inspirarem tanto enquanto caminhamos juntos”.

Divulgação