Lore, inteligência artificial da Prodap, facilita gestão do pastejo rotacionado para engorda do boi e redução da degradação de pastagens

O Brasil é o líder mundial na criação de bovinos, cerca de 220 milhões de cabeças compõem o rebanho do país. A manutenção e a conservação das pastagens são fundamentais para o bem-estar e a engorda do gado. O pastejo rotacionado é uma alternativa bem-sucedida para ganho de peso, aumento da produtividade e redução da degradação das áreas. Para atingir esses objetivos, a fazenda Bonsucesso, em Goianápolis, a 40 km de Goiânia, implantou o sistema de manejo.

No pastejo rotacionado, a área é dividida em três ou mais piquetes, que são pastejados em sequência pelo rebanho. Para facilitar o acompanhamento do sistema, o pecuarista Ricardo Cezar Espírito Santo optou por utilizar o aplicativo Prodap views, que reúne tecnologia de ponta e inteligência artificial para monitorar a gestão da propriedade. A inteligência artificial Lore foi desenvolvida pela Prodap, empresa mineira especializada em oferecer soluções integradas para o agronegócio e nutrição animal.

Lore: inteligência artificial que facilita a gestão. Na prática, a ferramenta mostra as decisões que precisam ser tomadas no dia a dia no campo, como o momento certo para abastecimento dos cochos, qualidade da água, altura correta do capim para entrada do animal no piquete, consumo de sal mineral, quantidade ideal de cabeças por área, entre outras funcionalidades. A Lore emite relatórios e lembretes no celular para tomada de decisões assertivas que influenciarão na produtividade do rebanho e na economia de tempo da equipe envolvida no processo.

“É um aplicativo fantástico que te mostra exatamente o que está acontecendo na propriedade, sem você estar presente. As decisões são ágeis, pois tenho os dados na palma da mão para traçar a melhor estratégia e alcançar os objetivos planejados”, aponta Ricardo Cezar Espírito Santo, proprietário da fazenda.

Divulgação