Judoca Marcelo Casanova, do Clube Recreio da Juventude, está a um passo das Paralimpíadas de 2024

Um dos maiores nomes masculinos no Judô Paralímpico no Brasil, Marcelo Casanova, subiu ao lugar mais alto do pódio neste domingo (11), em Edmonton, no Canadá, conquistando a tão sonhada medalha de ouro. Lutando na categoria -90kg da classe J2, o atleta do Clube Recreio da Juventude de Caxias do Sul, venceu grandes lutas contra judocas do Top Mundial, derrotando dois deles por Ippon – que é a pontuação dada a um golpe com máxima eficiência na modalidade.

No caminho, Marcelo Casanova venceu os norte-americanos Rick Ties e Benjamin Goodrich. O técnico responsável pelos treinamentos do atleta, em Caxias do Sul, Giovani Serafim, destaca que a imensidão desta conquista frente ao caminho que o judoca está percorrendo para estar nas Paralimpíadas de 2024. “É uma conquista inédita, que fecha com chave de ouro nosso ano e fazendo com que o Marcelo suba ainda mais no ranking mundial”, destacou.

A vitória coloca o judoca caxiense no Top 5 do Ranking Mundial da Categoria e encerra a temporada com grandes perspectivas dele estar nos próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados em Paris, em 2024. No mês passado, Marcelo já havia conquistado a medalha de bronze por equipes e o quinto lugar individual geral no Mundial de Judô Paralímpico, disputado no Azerbaijão.

Divulgação