José Almiro, do canal Churrasqueadas, apresenta nova receita de peixe e dicas para assá-lo na brasa

Está no ar no canal Churrasqueadas a “Expedição Amazônia”, um especial de quatro episódios em que o churrasqueiro e apresentador José Almiro foi desbravar pela primeira vez os rios e conhecer mais da cultura e espécies dos peixes com o pescador profissional Johnny Hoffmann, um dos maiores do país. Nessa aventura divertida com muita pescaria, José Almiro também assou um Pirarucu, o maior peixe de escama de água doce do mundo, conhecido como “o bacalhau da Amazônia”, pescou o seu primeiro Tucunaré, preparou uma caldeirada de peixe e um piau defumado na churrasqueira.

Além disso, é possível encontrar no Churrasqueadas algumas receitas de peixes como Salmão, Dourado, Pacu, Pintado, Pirarucu, Sardinha, Tainha, Tambaqui, Tilápia e Tucunaré, os mais indicados para fazer na churrasqueira. José Almiro destaca 5 pontos para assá-los:

  1. Os peixes possuem características distintas, mas a maioria tem a carne bem delicada, e deve ser feita de maneira que ao virá-lo não se desmanche. Existem grelhas específicas para prender o peixe e poder virar manualmente, evitando quebrá-lo. Na churrasqueira, opte por peixes mais gordos, já que na grelha o peixe desidrata.
  2. Pode usar os mesmos temperos que utilizaria para fazer no forno: azeite, pimenta-do-reino, sal, limão e ervas.
  3. Colocar o peixe no braseiro médio, 40 cm da brasa ou mais. Um calor muito intenso pode queimar por fora e não assar por dentro.
  4. O peixe deve ficar aberto na churrasqueira, pois papel alumínio gruda, e assim, pegará o gosto delicioso de fumaça do churrasco.
  5. O tempo do peixe na churrasqueira vai depender do tamanho do peixe (inteiro ou filé), mas no geral, peixe é uma carne que assa rápido.

Divulgação