JAPAN HOUSE SÃO PAULO: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PROJETO #JHSPONLINE

Por meio do projeto #JHSPONLINE, a Japan House São Paulo apresenta diariamente em suas redes sociais conteúdo diverso e curiosidades sobre o Japão de hoje com o objetivo de ampliar o conhecimento do público interessado no tema. Entre 09 e 16 de abril, a programação destaca o Dia Mundial da Astronomia com algumas atividades da Semana Espacial Brasil-Japão, o design de embalagens e o ato de embalar, a expressividade por meio do Shodō, o podcast sobre gastronomia, os Jogos Olímpicos, entre outras.

Iniciando a programação no dia 09, às 17hs, acontece o evento “Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão”, que abordará como as embalagens japonesas são cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade, além da apresentação de alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens.

Em comemoração ao Dia Mundial da Astronomia, a instituição cultural realiza a Semana Espacial Brasil-Japão, e no dia 10, a “Oficina Pencil Rocket – O foguete japonês” promove um mini workshop – por meio de vídeo – com a artista Estéfi Machado para ensinar as crianças a fazer seu próprio foguete, inspirados pelo Pencil Rocket, o primeiro foguete japonês pós-guerra que possuía apenas 23 cm de altura e 200 gramas, facilitando a sua utilização e velocidade.

No mesmo dia, a instituição divulga o artigo “Dia do Ekiben”, a palavra japonesa é conhecida como uma combinação das palavras eki, que significa “estação” e ben (diminutivo de bentô, a palavra usada para as marmitas). Criado em 1885, o Ekiben é uma refeição embalada em caixas de bentô vendidas nas estações de trem de todo o Japão e que passou a fazer parte dos costumes dos viajantes. Uma ótima opção para aqueles que viajam no Shinkansen – trem-bala capaz de operar em velocidades de 320 km/h – para vivenciar a cultura local e tornar a experiência ainda mais completa por meio da comida.

Ainda dentro da Semana Especial Brasil – Japão, a instituição apresenta no dia 11, às 11hs, a ilustração animada “Princesa Kaguya e a Lua”. Nela, o ilustrador Daniel Kondo, conhecido pela publicação de livros infantis que passam mensagens inspiradoras e criativas; e a cantora e compositora Carol Naine, juntos, irão contar a tradicional lenda japonesa sobre a princesa Kaguya, uma garota que diz ser de Tsuki-no-Miyako (A Capital da Lua). Datada do século X, é considerada uma das primeiras narrativas do Japão, quando a exploração espacial era uma realidade distante. Ainda muito presente nos dias de hoje, o conto foi associado à Selene, sonda espacial de órbita lunar da JAXA, carinhosamente apelidada de Kaguya pelo povo japonês.

Ressaltando a importância do Shodō na cultura e arte japonesa, no dia 12, a Japan House São Paulo apresenta o artigo “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa – Kami”. A exposição de Shoko Kanazawa, em cartas na Japan House São Paulo, traz uma série de mensagens a partir da arte do Shodō desenvolvida pela artista. Nesse texto falaremos mais sobre as noções de kami, seus potentes significados e sua relação estreita com os elementos da natureza. Lançada recentemente, a segunda temporada do podcast da Japan House São Paulo destaca a riqueza e diversidade da gastronomia japonesa. O sexto episódio, em 13/04, trará a temática das infusões como chás e caldos para o preparo de algumas receitas. Com episódios lançados semanalmente, às terças-feiras, o programa é apresentado por Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição; Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori.

Para marcar os 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, a Japan House São Paulo apresenta a minissérie JHSPONLINE – Especial Tóquio, com vídeos mostrando como a cidade japonesa se encontra três meses antes de receber este grande evento esportivo. A estreia acontece no dia 14 de abril, às 11hs, no canal de YouTube da instituição, com um episódio que destaca as instalações usadas em 1964, incluindo o Estádio Olímpico de Tóquio, projetado por Kengo Kuma, o mesmo arquiteto da Japan House São Paulo, que trabalhou em parceria com os brasileiros da FGMF Arquitetos, aqui em São Paulo. A minissérie será apresentada pela influencer Piti Koshimura – que vive em Tóquio – e vai explorar as principais áreas de cidades trazendo dicas e curiosidades ligados aos Jogos.

Por fim, o Educativo apresenta no dia 16, às 17hs, o “Evento: Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”, neste encontro online, será mostrado está arte da caligráfica japonesa, Shodō, que é uma prática que expressa o coração da artista por meio do traço da escrita dos ideogramas. Também será abordado toda a trajetória da jovem calígrafa Shoko Kanazawa, que por ter síndrome de Down encontrou na arte uma maneira de transmitir suas mensagens de amor e esperança.

Divulgação