Buscar melhores resultados e garantir bem-estar animal. Alicerçada nestas premissas, a família Van Den Broek, proprietária da granja JA Agropecuária, comemora seus resultados após modernização da propriedade e escolha pela genética Topigs Norsvin, presente na propriedade desde os anos 80. Localizada no município de Holambra, interior de São Paulo, a fazenda vem passando por uma série de mudanças desde que começou o processo de sucessão familiar, quando Rafael e o primo Kollien passaram a somar forças a João e Alberto Van Den Broek, trazendo novas soluções, advindas de suas experiências adquiridas no continente europeu.
De acordo com Rafael, que hoje atua no administrativo da granja, as mudanças foram iniciadas em 2020. “Fizemos um aporte financeiro considerável para colocar em prática todas as atualizações que trouxe da minha experiência na Holanda. Hoje, pouco mais de dois anos depois, vemos que nossos índices econômicos melhoraram consideravelmente”, conta. Ele acredita que a tecnificação precisa caminhar junto com a genética de ponta. “Meu pai trabalha com a seleção da Topigs Norsvin há décadas e sempre obteve bons resultados. Porém, quando automatizamos o processo, vimos a produção decolar”, destaca.
Somando todas estas ferramentas e, contando com o suporte dos técnicos da Topigs Norsvin, Rafael comemora os índices alcançados. “Preferimos investir na seleção, ao invés de aumentar nosso plantel. O resultado disso foi um aumento de 10% de carne por animal. Ou seja, após dois anos de trabalho, produzimos de 10 a 12 toneladas a mais de carne suína por semana”, diz.
Divulgação