Investigação especializada localiza no exterior patrimônio de devedores no Brasil

A localização de patrimônio, no exterior, de pessoas físicas ou jurídicas que devem dinheiro no Brasil vem se mostrando como estratégia eficiente para que empresas brasileiras obtenham a recuperação de seu crédito. Uma empresa especializada nesse procedimento, a Leme Inteligência Forense, do Paraná, já conseguiu identificar nos primeiros seis meses deste ano mais de R$ 1,8 bilhão, no Brasil e em várias partes do mundo – inclusive em paraísos fiscais.

Soluções em tecnologias da informação – sistemas eficientes, automação e inteligência artificial – se tornam aliadas nesse trabalho. É o que ressalta o coordenador de investigações da Leme, Guilherme Cortez. Aliada à tecnologia, está uma metodologia que assegura celeridade e precisão nos resultados, sublinha o especialista. “É possível encontrar bens dos devedores, bens que nem sempre estão em seu nome, mas pertencem de fato a eles”, constata.

De acordo com Cortez, a metodologia especializada em investigação patrimonial no exterior inclui a reunião de dados e informações elementares e a pesquisa em bancos de dados públicos, procedimentos acompanhados de uma primeira análise. A partir desta, parte-se para uma busca mais específica, e é então que entra o trabalho de inteligência forense, com averiguação direcionada, incluindo investigação in loco, se necessário. O conjunto de informações apuradas é disposto em uma linha do tempo.

“Fornecemos, assim, todos os subsídios para que o advogado do credor possa tomar as providências, de forma mais efetiva”, assinala o coordenador da Leme. Segundo balanço da empresa, os quase R$ 2 bilhões de patrimônio de devedores identificados no primeiro semestre deste ano se referem a pouco mais de 30 projetos. Uma quantidade de casos, em seis meses, maior que os 23 processos realizados durante todo o ano de 2020.

Divulgação