Influência da dieta é cada vez mais evidente no surgimento da acne

A acne, uma das queixas mais comuns em consultórios dermatológicos, tem sido alvo de inúmeras pesquisas ao longo dos anos. O dermatologista e vice-presidente da SBD-RS, Dr. Juliano Peruzzo destaca que o papel da dieta na causa ou tratamento da acne tem sido uma questão controversa. No entanto, ele apontou que estudos recentes mostraram a baixa prevalência de acne em locais menos desenvolvidos com dietas mais próximas da “paleolítica”, o que sugere que a dieta ocidental pode desempenhar um papel significativo na patogênese da acne.

“Alguns dos fatores dietéticos identificados incluem a alta ingestão calórica, alimentos com alto índice glicêmico e o alto consumo de carne, leite e laticínios, que afetam os níveis dos hormônios relacionados à acne”, explicou.

Um ponto importante destacado pelo médico é a relação entre a dieta e o microbioma intestinal. Estudos mostraram que alimentos como leite, açúcar, produtos gordurosos, chocolate, batata frita e pão branco podem influenciar a acne. Surpreendentemente, cerca de 2/3 dos pacientes experimentaram melhorias ao restringir esses alimentos. A conexão entre os níveis elevados de glicose, insulina e a oleosidade da pele é outro ponto a ser observado quando o assunto é acne.

Divulgação