Indústria 4.0 leva pequenas e médias empresas a aumentarem em até 22% a sua eficiência fabril

Um dos grandes desafios que as indústrias brasileiras têm enfrentado hoje em dia é o aumento da eficiência fabril. Extrair o melhor do parque industrial, da mão de obra e dos processos envolvidos na produção, seja para pequenas, médias ou grandes empresas, é a chave do sucesso para um melhor posicionamento de mercado e lucros mais robustos. Por esta razão, é de suma importância que as indústrias se atentem à revolução industrial do momento e implementem em suas operações conceitos da Indústria 4.0. Conhecida como 4ª Revolução Industrial, os preceitos da Indústria 4.0 trazem mais automação, troca de dados, controle sobre etapas de produção e modelos de negócios através de tecnologias como a inteligência artificial (IA), a robótica, a Internet das Coisas (IoT) e a computação em nuvem.

Portanto, para se aumentar a produção, antes de contratar mais colaboradores ou mesmo ampliar a planta da fábrica ou maquinário, é fundamental implementar plataformas e rotinas de gestão e produção baseadas na Indústria 4.0. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as tecnologias digitais na indústria aumentam em média 22% a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas, especialmente no ramo de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados. Foi o que aconteceu com a Cymco Alimentos, empresa paranaense que produz congelados com qualidade premium e planeja construir uma nova planta fabril. Como produz alimentos práticos e que podem ser consumidos em qualquer lugar, a empresa teve um bom crescimento nos últimos anos, mas viu a necessidade de aumentar a eficiência fabril.

“Antes de partir para uma fábrica maior, decidimos buscar pela melhora nos nossos processos, tendo mais informação e controle da nossa empresa e, assim, melhorar a nossa eficiência e qualidade, inclusive para colaboradores e clientes”, explica Frederico Cymbalista, CEO da Cymco.

Desde 2013, a Cymco Alimentos trabalha em parceria com a Golden IT, empresa especializada em sistemas inteligentes de gestão, com ERP proprietário, e que tem vários clientes do ramo alimentício. No começo da parceria, o sistema da Golden IT era usado apenas na emissão de notas fiscais e com o tempo foi implementado o controle financeiro, compras, estoque e produção, análise gerencial, análise de rentabilidade por produto, cliente e por vendedor e, também, um Dashboard da área comercial para os gestores com indicadores de clientes, produtos, regiões e vendedores, permitindo cruzar todas as informações de maneira rápida e intuitiva.

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