Duas mudanças cada vez mais evidentes nas grandes cidades do Brasil mostram que os moradores de edifícios buscam garagens bem estruturadas. Isso porque esses espaços esses locais são a porta de entrada dos empreendimentos para muitos moradores. Com isso, precisam estar cada vez mais bem equipadas, com boa iluminação e revestimento de qualidade. O primeiro dado aponta para o crescimento no número de apartamentos no país, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) Contínua do IBGE, entre os anos de 2019 e 2022. O Instituto apontou que o percentual desses domicílios cresceu de 13,8% para 14,9% neste período. Mesmo que a maioria da população ainda viva em casas, o crescimento é uma amostra dessa necessidade de melhoras as garagens, conforme explica o engenheiro civil Luciano Araújo Bortolon, da Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba. “Todo o empreendimento passa a ter maior exigência dos moradores, pois os clientes procuram locais sempre com as instalações mais adequadas para as suas necessidades. A garagem não foge disso”, afirma.
Outro dado que se une ao aumento do número de apartamentos é o crescimento na frota de veículos no país. A quantidade de automóveis aumentou de 56,6 milhões em 2019 para 60,4 milhões em 2022. Os dados, que são do Ministério dos Transportes e se referem ao mês de dezembro de cada ano, mostram 6,7% a mais no número de carros em quatro anos. O crescimento também foi registrado quando se falam das motocicletas, com incremento de 11,2% no mesmo período, o que significa aumento de 23,1 milhões para 25,7 milhões.
“A entrada do proprietário de um apartamento é quase sempre feita pelas garagens. Com isso, uma pessoa que busca um apartamento para morar quer uma estrutura que seja condizente com o imóvel, em especial quando falamos de apartamentos e edifícios de alto padrão. Isso significa, entre outras questões, ambientes amplos, com bons acabamentos internos do espaço, além da sinalização, infraestrutura e segurança”, afirma o engenheiro. Como a aparência causa boa impressão a qualquer momento, o engenheiro civil afirma que os espaços precisam de revestimentos que proporcionem mais claridade ao ambiente. Um exemplo é o uso de azulejos e pisos com pintura epóxi que, além da aparência, facilitam a manutenção e limpeza. “Essa questão deixa a garagem um espaço mais agradável. Esses ambientes, conhecidos por serem geralmente mais escuros, nos novos empreendimentos têm se mostrado com outra aparência graças aos revestimentos”, afirma.
Divulgação