Fundação Cultural Suábio-Brasileira, no Paraná, será beneficiada com parceria entre HELM do Brasil e Cooperativa Agrária Agroindustrial

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, em Guarapuava (PR), será beneficiada com aporte financeiro doado pela HELM do Brasil a pedido da Cooperativa Agrária Agroindustrial, que é mantenedora da fundação. A iniciativa da HELM faz parte de uma série de parcerias que a empresa tem feito entre cooperativas agrícolas e associações culturais que preservam a história dos imigrantes no país.

“Como nossas raízes são alemãs, temos uma ligação cultural muito forte com a Cooperativa Agrária. Mas esse não é o único motivo do nosso apoio. Como somos parceiros de produtos que os cooperados usam, nos sentimos parte da atividade agrícola da região que é o que une toda a realidade da comunidade com sua cultura e tradição”, comenta o vice-presidente sênior Crop Protection da HELM do Brasil, Sebastian Lüth.

Fundada com o objetivo de preservar, promover e divulgar as tradições e a cultura da comunidade suábia do distrito de Entre Rios, no Paraná, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira conta com uma rádio comunitária, um museu histórico, uma revista em língua alemã, além de um ambiente dedicado a aulas e grupos culturais de dança, música, canto e teatro.

“A HELM do Brasil e a Fundação Suábio-Brasileira assim como a Cooperativa Agrária Agroindustrial possuem, em sua essência, algo em comum: a cultura e tradição alemãs. Parceiras como essa permitem com a que fundação cultural, por meio de suas atividades, busque a excelência na valorização e preservação da memória suábia. Somos muito gratos pela parceria com a HELM”, comenta a diretora cultural da Fundação Cultural Suábio-Brasileira e gerente agrícola e social da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Viviane Schüssler.

Divulgação