Fenômeno no mundo da beleza: Rodízio de ativos vira moda na internet

Você já ouviu falar em skin cycling, ou rodízio da pele? Criada pela dermatologista Whitney Bowe, a rotina de skincare viralizou na plataforma TikTok e possui uma proposta simples: um cronograma de cuidados noturnos com a pele que intercala os produtos durante a semana e promete tornar a rotina bem mais prática. Apesar de ter ganhado popularidade recentemente na internet, essa é uma prática recomendada por dermatologistas há muito tempo por ser realmente benéfica para a saúde e beleza do tecido cutâneo. O conceito do tratamento é um ciclo de quatro dias que alterna entre o uso de ativos e noites de folga. Na primeira noite, as adeptas do rodízio aplicam um esfoliante químico que contêm ingredientes como AHAs, BHAs e PHAs (alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos – grupo de ácidos derivados, principalmente de plantas e frutas, em vez de esfoliantes físicos, mais conhecidos, como o ácido cítrico, o ácido glicólico, o ácido lático, ácido málico, ácido mandélico). Os ácidos eliminam as células mortas de maneira uniforme e estimulam o processo de renovação celular, deixando a pele macia, com viço e luminosidade.

Na segunda noite o uso de um retinóide, que ajuda na aceleração da rotatividade das células, atuando principalmente na regeneração da pele, estimulando colágeno, minimizando a aparência de linhas finas e rugas. O retinol é uma substância indispensável para o skincare. Por isso, o skin cycling é a combinação perfeita para esse ativo, uma vez que o ciclo proposto permite que a pele se recupere antes da próxima aplicação do produto. Depois do retinol, um hidratante deve ser aplicado, especialmente se a sua pele for mais sensível. E na terceira e quarta noite é tudo sobre hidratação, nutrição e reequilíbrio. É hora de deixar a pele relaxar e se recuperar dos processos que sofreu, reconstruindo a sua barreira natural.

Segundo a farmacêutica da Dermatus, Ivanilde Itaborahy, Bowe descreveu a filosofia como uma espécie de “desfazer”, ou uma resposta do excesso de cuidados com a pele na pandemia. Na rotina, não usam mais de três produtos antes de dormir e apenas um contendo ingredientes ativos. Vale destacar que a limpeza com sabonete ou espuma de limpeza é sempre o primeiro passo. Após o quarto dia, recomece o ciclo.

Divulgação