A reprodução humana ganhou ainda mais destaque em 2022, procedimentos como congelamento de óvulos, fertilização in vitro e ovodoação ganharam espaço na mídia após terem sido abordados por famosas que realizaram os tratamentos durante o ano ou que revelaram terem sido submetidas. Além disso, a infertilidade masculina também foi abordada neste fim de ano, após um comediante revelar a descoberta da doença.
No início do ano, a atriz e rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo, revelou ao público a sua primeira gravidez. Aos 46 anos, por já viver uma pré-menopausa ocasionado pela quantidade de hormônios que tomou durante a vida, os óvulos disponíveis não conseguiriam suportar uma gestação segura. Por conta disso, Viviane optou primeiramente por uma fertilização in vitro que acabou não dando certo e em seguida pela ovodoação ao encontrar uma doadora compatível. Em setembro, o pequeno Joaquim veio ao mundo.
“A ovodoação é uma técnica da reprodução que consiste em utilizar o óvulo de uma doadora e fertilizá-lo por meio de FIV. Este tratamento pode ser feito principalmente por mulheres que não conseguem gerar o filho com seus óvulos devida a baixa qualidade ou quantidade de óvulos”, explica o especialista em reprodução humana, Matheus Roque.
Divulgação