Falta de Planejamento Financeiro pode gerar dívidas e desequilíbrio emocional

De acordo com pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil, 8 em cada 10 inadimplentes sofreram impacto emocional negativo por conta de dívidas. Os dados que foram divulgados em 2020, apontam que a ansiedade foi o sentimento mais citado no levantamento, atingindo 63% dos entrevistados; 43% apresentaram alterações no sono e 25% passaram a comprar mais do que de costume.

Para a planejadora financeira e escritora, Rosielle Pegado, boa parte dos consumidores brasileiros não controlam o quanto gastam.

“O que observo é que as pessoas compram a prazo e não sabem quanto pagam de juros, com isso não se planejam para imprevistos. E, quando há uma situação de instabilidade financeira elas desconhecem o valor de seus ganhos mensais e se desorganizam financeiramente, acumulando dívidas e sobrecarregando-se emocionalmente por isso”, afirma.

A especialista explica que a falta de planejamento financeiro vai muito além das compras de supermercado ou roupas. “Quando você tem noção do que ganha e de quanto gasta ao ano você pode planejar decisões mais importantes ao longo da vida, como a chegada de mais um membro da família, a aposentadoria ou compra de imóveis” acrescenta.

Para ajudar mulheres no planejamento financeiro, Rosielle Pegado, organizou as fases da gestação com dicas que ajudam as futuras mamães a cuidarem das finanças nessa etapa da vida onde os apelos comerciais são muitos.

“Reuni minha experiência como planejadora financeira e como mãe, além de reunir experiências de planeamento financeiro quando morei fora do Brasil, na Alemanha que me ajudaram a manter o equilíbrio e ter uma saúde financeira”, conclui.

Divulgação