Faculdade ESAMC Sorocaba inaugura novo projeto gratuito de qualificação para exportação

A Faculdade ESAMC Sorocaba e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) assinaram novo convênio de parceria para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na cidade e região.

O evento de lançamento do PEIEX ESAMC foi realizado na última quarta-feira (21/8), no auditório do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Sorocaba e contou com a presença do gestor de projetos da Apex-Brasil, Rafael Freitas; diretor executivo da AGEM (Agência Metropolitana de Sorocaba), Márcio Tomazela; diretor titular adjunto da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Vladimir Guilhamat; analista de comércio exterior da FIESP, Talles Camargo Guedes; conselheiro do CIESP, Valdir Paezani; além de Eduardo Mantovani, representando o gerente do SEBRAE, Alexandre Martins; Ecidir Silvestre, representando a diretoria do CIESP, equipe de professores do Núcleo Operacional PEIEX ESAMC e empresários.

Rafael Freitas, gestor de projetos da Apex-Brasil, frisou, em seu discurso de abertura, que Sorocaba é a 9° cidade exportadora do Estado de São Paulo.

“O programa PEIEX prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos ou serviços, de forma planejada e segura. A Apex-Brasil fornece suporte às empresas em ações de promoção, atração dos investimentos estrangeiros e apoio à internacionalização”, ressaltou.

Em seguida, o monitor extensionista do PEIEX ESAMC, Prof. Ms. Angelo Pêpe Agulha, reforçou que a missão do programa é desenvolver um planejamento estratégico de internacionalização gratuito para 150 empresas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “A equipe está pronta para visitar e capacitar as organizações nos processos de exportações, visando investimentos externos para o Brasil”, pontuou.

Para Silvestre, que representou o diretor titular do Ciesp Sorocaba, o comércio exterior é uma atividade extremamente importante e necessária para o desenvolvimento econômico do país e das empresas. “O Núcleo de Comércio Exterior da Regional Sorocaba do Ciesp tem como missão promover o networking e orientar os empresários interessados neste tema, esclarecendo dúvidas sobre importação, exportação, logística, acordos internacionais, legislação aduaneira nacional e internacional, entre outros”, destacou.

Segundo o diretor da área de Comércio Exterior da FIESP, Vladimir Guilhamat, o PEIEX é importante para capacitar as empresas para atuarem no mercado internacional, mas também para utilizar esse aprendizado no mercado nacional. “Com esses acordos internacionais com o Mercosul e a União Europeia, abrem-se novas oportunidades de negócios e as empresas precisam tirar benefícios disso”, explicou Guilhamat, ressaltando ainda que a FIESP terá um escritório da APEX em sua sede e essa aproximação trará benefícios para as indústrias.

Na ocasião, os convidados conheceram todos os professores da Faculdade ESAMC Sorocaba que são integrantes do programa, sendo eles: Prof. Ms. Calixto Silva Neto, que é Coordenador do N.O. Apex-Brasil – ESAMC Sorocaba; Prof. Ms. Angelo Pêpe Agulha, Monitor Extensionista; Prof. Ms. Antenor Ferri Junior; Prof. Ms. Arnaldo Oliveira; Profª. Ms. Carla Giuliani; Prof. Ms. Luiz Buriel Júnior; Prof. Ms. Luiz Christiano Leite da Silva; Prof. Ms. João Batista Neroni Júnior, além dos estagiários Sandro Alex Filho e Vitor Espigares. Os docentes são especialistas em diversas áreas relacionadas, tais como: administração e estratégia, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto e manufatura, comércio exterior, dentre outras.

Mais informações sobre o Núcleo Operacional PEIEX ESAMC Sorocaba e como as empresas podem participar gratuitamente devem ser obtidas pelos telefones: (15) 99786-0269 e 3042-5000.

SOBRE O PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar essas incertezas. O Programa é implantado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, sendo: universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa e federações de indústrias.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.