Estudo exclusivo revela que belo-horizontino aumentou consumo de vinho na pandemia

Ao contrário de diversos setores nos quais a pandemia provocou instabilidade e cenário de incertezas, o de comercialização de vinho em 2020 apresentou crescimento puxado pelo aumento de consumo da bebida. Em Belo Horizonte, por exemplo, houve uma alta de 45% na venda das garrafas no ano passado em relação a 2019, aponta o levantamento do e-commerce Evino, realizado a pedido do Sou BH.

Segundo a Evino, o vinho preferido do belo-horizontino é o tinto, seguido do rosé e do espumante. Os números apontam que o tinto foi responsável por 75% das vendas de garrafas em 2020 na capital dos mineiros, enquanto em todo o estado a fatia da bebida no mercado foi de 77%.

Nos dois últimos anos, o tinto se manteve como o favorito dos mineiros, mas o vinho branco ganhou destaque em 2020. Em Belo Horizonte, em se tratando de garrafas vendidas em 2020, comparando com 2019, o vinho branco teve um crescimento de 94%, o rosé de 58% e o tinto de 40%.

A receptividade dos mineiros a tendências também é um ponto de atenção, já que Minas Gerais foi o segundo estado a adquirir mais rótulos de Vibra!, linha de vinhos em lata da Evino, e o terceiro estado a adquirir mais Bag in Box em 2020.

“No ano passado, devido ao isolamento social, muitas pessoas começaram a apostar no vinho para acompanhar suas refeições, happy hour virtuais e até mesmo momentos de relaxamento. Além disso, as compras migraram para o espaço online, e muitos descobriram no e-commerce uma alternativa a bares e restaurantes”, explica Ari Gorenstein, co-CEO da Evino.