Estudantes do Senac São Paulo desenvolvem habilidades multidisciplinares com Minecraft Education Edition

Com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula, o Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às demandas de atualização das práticas de ensino e aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conectado dos jovens. Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre história e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos. O recurso já foi disponibilizado para 164 turmas de diferentes unidades no Estado, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a instituição de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas.

O Minecraft Education Edition, é um jogo do tipo sand box, sendo assim, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas: história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade, uma das principais características destacada no Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 (Lei nº 13.415/2017). Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nuvem. Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos. Eles não só criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, como também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.) O desenvolvimento do projeto articulou os saberes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Médio e o itinerário de formação técnica e profissional em Informática. No Senac Campinas, alunos do Ensino Médio estão desenvolvendo projetos com foco em Meio Ambiente utilizando recursos tridimensionais do jogo. Dentre eles, o Cidade Sustentável, no qual uma cidade será gerada considerando os limites dos recursos naturais e padrões de consumo. Tratamento de água e esgoto, representará essas estações e todas as suas etapas, enquanto Biomas brasileiros irá retratar a rica biodiversidade do Brasil.

“O Meio Ambiente está entre os muitos assuntos que norteiam a prática educacional no Senac, sendo que ele está intrínseco em uma de nossas cinco marcas formativas: a atitude sustentável”, afirma Willian Zeni, docente da área de ciências da natureza.