Especialista Ituano lista 05 dicas para uma saúde vocal na hora de gravar vídeos

Leandro Mendes é cantor, professor e especialista nos cuidados com a voz

Desde o início da quarentena, inúmeros profissionais de diversas áreas, começaram a se comunicar com seu público através dos vídeos, pensando nisso, o cantor e professor de canto, Leandro Mendes, listou alguns cuidados para quem está usando muito a voz nesses tempos de isolamento social. “As pessoas acabam se esquecendo que a voz é um dos nossos maiores instrumentos de trabalho, e por isso devemos ter cuidados com elas diariamente. ” Explica o especialista.

1 – Evite leite e derivados, pela manhã

É difícil ficar sem o café com leite de manhã, mas leites e derivados podem aumentar a produção de muco dificultando a vibração das cordas vocais.

2 – Coma Maçã

Maçã é rica em pectina, substância que tem ação adstringente e auxilia na “limpeza” da laringe e das cordas vocais, evitando o acúmulo de secreção.

3 – Beba bastante líquido

Todos sabemos que manter nossas cordas vocais hidratadas é muito importante para nossa voz, mas o que poucos sabem é que essa hidratação não é imediata. As cordas vocais ficam na nossa laringe, que é um órgão que faz parte do nosso sistema respiratório, ou seja, por lá só passa ar! A entrada de líquidos na laringe provocaria acessos de tosse. A agua que ingerimos leva por volta de uma hora para chegar até a laringe por meio de absorção sistêmica, por isso é importante ingerirmos pelo menos 8 copos de água distribuídos no decorrer do dia, garantindo assim uma boa hidratação das nossas cordas vocais.

4 – Não fume

Quando fumamos as cordas vocais são agredidas pelo calor e por mais de cinco mil tipos de substancias tóxicas, criando assim um depósito de secreção em toda a extensão do nosso trato vocal. As cordas vocais são aparadoras de impurezas na nossa laringe, fumar também causa alterações laríngeas como edemas, pólipos, hiperplasias, displasias e câncer. Comprometendo nosso sistema respiratório modificando assim a tonalidade da nossa voz. Alguns fumantes podem ficar com as cordas vocais flácidas causando uma disfônica bem significativa.

5 – Evite líquidos e alimentos muito gelados ou muito quentes

Mesmo o líquido não entrando em contato direto com as cordas vocais na nossa garganta a vários receptores que identificam frio e calor, e algumas pessoas podem ser muito sensíveis a essa mudança de temperatura causando assim uma maior formação de muco. O ideal é tentar beber líquidos na temperatura ambiente.

@Leandromendesg