Especialista indica impactos e benefícios da cirurgia plástica facial para o rejuvenescimento

As cirurgias plásticas na face estão cada vez mais em alta, tornando-se o desejo de muitas pessoas que querem melhorar alguns detalhes da aparência e remodelar as características faciais. Para o médico e cirurgião plástico Roney Fechine, a cirurgia plástica facial pode trazer impactos significativos na vida do paciente.

“Esses procedimentos faciais estão bastante ligados à autoestima e ao comportamento individual. Após os resultados, vemos as pessoas mais confiantes com a própria aparência. Esse resgate da autoestima devolve a percepção de felicidade do indivíduo, proporcionando um ambiente fértil para o desenvolvimento pessoal e social”, destaca Roney Fechine.

Entre as cirurgias faciais mais procuradas está a rinoplastia, procedimento definitivo realizado na estrutura nasal que pode atuar na diminuição ou aumento das proporções do nariz, remodelando tanto a estrutura óssea quanto a parte cartilaginosa. Corrigindo alterações funcionais respiratórias associada a um benefício estético transformador. Já a blefaroplastia, cirurgia que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores, é bastante buscada por quem deseja melhorar o aspecto de cansaço do rosto. Além da função estética, essa cirurgia reduz o excesso de pele que interfere na visão ou causa algum desconforto ao paciente.

“O olhar é um atributo estético fundamental no equilíbrio da beleza da face. A cirurgia das pálpebras devolve a autoestima e potencializa a abertura do campo visual, importante no resgate da sua função” , ressalta o médico.

Outro procedimento cirúrgico bastante conhecido é o lifting facial, que atenua rugas profundas e a flacidez, proporcionando um aspecto rejuvenescedor global da face. Cirurgias plásticas faciais são lembradas pelo papel estético, mas também exercem um papel fundamental no tratamento de doenças. Alguns tipos de câncer, como de cabeça, pescoço e pele, causam danos e sequelas estruturais nos pacientes que precisam de procedimentos reconstrutivos e estéticos para devolver qualidade de vida e a autoimagem.

Divulgação