Empresas de outros estados encontram nos coworkings de São Paulo endereço certo para instalar seus negócios

Os coworkings em São Paulo vem ganhando cada vez mais espaço como base para empresas de diferentes tamanhos e setores, atraindo empresários de todo o país que identificaram nos escritórios compartilhados, a possibilidade de ampliar sua área geográfica de atuação e estar em endereços privilegiados da cidade, com baixo custo, flexibilidade de contrato e toda estrutura necessária para sua organização. Segundo pesquisa contratada pela ANCEV (Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais) e realizada pela Hibou (Monitoramento de mercado e consumo), 61,8% dos coworkings estão localizados na região sudeste, sendo São Paulo com 43%, Rio de Janeiro 10% e Minas Gerais 7%. Sendo assim, o estado paulista concentra o maior número desses escritórios, com opções para todos os tipos de empresas e atendendo às necessidades individuais de cada negócio. Em São Paulo, alguns coworkings vem notando ao longo dos anos um movimento maior de empresários optando por abrir suas filiais na cidade, em busca de novas oportunidades para seus negócios e adaptação aos novos formatos de trabalho.

Segundo Patricia Coelho, Diretora de Operações e Novos negócios do Club Coworking, no último ano houve um aumento de 50% no número de clientes dentro deste perfil. “Percebemos essa movimentação com a chegada de empresas de Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. Para esses empresários é muito vantajoso alocar seus negócios em um coworking assim que chegam na cidade, pois além de não terem que se preocupar com toda a burocracia de um aluguel convencional, podem focar totalmente em seus resultados, já que cuidamos de todos os processos, sempre pensando no bem-estar, conquistas e conforto do cliente”, explica.

A alocação em coworkings pode ser um facilitador no processo de expansão da empresa, que dentro deste formato consegue expandir ou reduzir o espaço físico de acordo com a evolução do negócio de forma mais rápida e tranquila. A Inbenta, empresa espanhola desenvolvedora de soluções para inteligência artificial, teve sua primeira filial no Brasil instalada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e somente depois abriu o escritório em São Paulo, no Club Coworking.

Divulgação