Empresa dobra número de clientes com tecnologia para gestão do food service

Um estudo do Sebrae, divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), calcula que o setor deve, em outubro, recuperar níveis de faturamento anteriores ao da pandemia de Covid-19. O caminho rumo a essa retomada tem passado pelo investimento, por parte do setor de gastronomia, em tecnologia para a gestão dos negócios. O reflexo desta previsão já pôde ser percebido nos últimos resultados de uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para o segmento – a ACOM Sistemas, com sede em Curitiba e São Paulo, e que atende estabelecimentos em todo o Brasil. A empresa apresentou, no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 25%, valor equivalente ao índice registrado em todo o ano de 2020. O volume de novos clientes de food service já superou em mais 100% o volume para o mesmo período do ano passado, e novos clientes não param de chegar. Neste ritmo, estima-se que a ACOM Sistemas feche seu ano com uma taxa de crescimento superior a 50%.

Para o CCO da ACOM Sistemas, Eduardo Ferreira, o desempenho é um indicativo concreto de que o mercado já constatou que o investimento em softwares de gestão especializados é essencial para impulsionar os negócios em um ramo de atividade duramente impactado pela pandemia. “A procura tem crescido e o fechamento de contratos também. As soluções podem e têm ajudado muito o setor de food service a se recuperar”, sublinha o CCO. O gestor traça um perfil dos novos clientes em busca dessa retomada. “No geral, são grupos de empresas – clientes que têm mais de um CNPJ e precisam de uma gestão mais centralizada de seus estabelecimentos. Alguns chegam sem ter nenhum sistema adotado; outros até têm, mas buscam uma evolução. E todos entendem que precisam controlar melhor seus gastos, rentabilizar suas operações”, exemplifica Ferreira.

Mas em que e quanto, exatamente, softwares de gestão contribuem para que um estabelecimento realize sua atividade-fim – isto é, produzir e fornecer aos clientes pratos, lanches e outras refeições? De acordo com o CCO da ACOM Sistemas, uma das aplicabilidades está justamente na elaboração dos próprios cardápios e no processo de montagem dos pratos. Softwares permitem ao gestor constituir menus e refeições padronizados, na medida certa para satisfazer os clientes, evitar desperdícios e controlar os custos efetivos de cada prato comercializado.

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