Empresa apresenta vidro inovador que protege pássaros de colisão

A verticalização das cidades aliada ao uso de materiais como vidros e espelhados se tornaram um sério problema ambiental para as grandes metrópoles. As janelas e fachadas são verdadeiras armadilhas para os pássaros. Segundo dados da ONG SOS Aves & Cia, no Rio de Janeiro, 70% dos pássaros socorridos pela organização são vítimas de vidros e edifícios espelhados. De acordo com especialistas, os animais não identificam que o vidro é uma barreira. Nos transparentes, a ave vê uma paisagem atrativa e voa em direção, colidindo com a janela. Já nas espelhadas, ele voa sem perceber que é um reflexo.

De olho num mercado mais sustentável, a empresa Guardian Glass no Brasil, uma das expositoras da Glass South America – maior feira do setor vidreiro da América Latina – aproveitou para fazer o pré-lançamento da Guardian Bird1st, um vidro desenvolvido especificamente contra a colisão de pássaros, e que já é comercializado pela empresa nos Estados Unidos. São vidros que contam com refletividade exterior de 15% ou menos, proporcionando um bom equilíbrio entre transparência e refletividade, as duas principais causas de colisões com aves, segundo explica a gerente de marketing da Guardian Glass no Brasil, Viviane Sequetin.

O produto já foi testado e aprovado pelo Observatório Americano de Aves (ABC). Depois deste pré-lançamento na Glass South America, a empresa vai iniciar a comercialização do Guardian Bird1st ainda este ano aqui no Brasil.

Divulgação