Empreendedorismo social e a tecnologia a seu favor

Diversidade, diminuição da desigualdade e acesso a recursos tecnológicos são pautas levantadas quando falamos de empreendedorismo social, pois viabiliza acessos que dificilmente ocorreriam se não fosse o uso dessas ferramentas. Hoje podemos contar com programas educacionais em plataformas virtuais, em formato de games por exemplo que incentivam e o aprendizado e desenvolvimento dessas competências digitais.

“ A tecnologia ocupou um espaço sem precedentes, e a sociedade já não é mais organizada de forma previsível e linear. Tudo o que conhecemos passou a mudar em uma velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.”- Fundação Telefônica Vivo

Além da importância dessa inclusão no mundo de todos jovens, outro campo importante a se desenvolver nessas habilidades do século XXI, são as competências socioemocionais – fazendo com que desde cedo trabalhem seus sentimentos como frustração e resiliência, principalmente nos casos em que haja poucos recursos disponíveis e uma colaboração em rede. SOCIAL BRASILIS fundada por Emanuelly Oliveira em 2015, aconteceu com a intenção de combater a exclusão social e digital por meio do desenvolvimento da cultura digital aliada à educação. É de suma importância que estejamos cientes sobre projetos como esse que tem o poder de transformar realidades e criar novas oportunidades para os nossos jovens.

ABAIXO SEGUEM PROJETOS QUE VALEM A PENA CONHECER:
75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil:
esta playlist reúne histórias de empreendedores sociais que geram impacto com temas diversos.

Conexão Maker: série aborda o universo da fabricação digital e do trabalho colaborativo com uso de inovação e tecnologia.

Fazedoras: esta série do Canal Maker conta histórias de mulheres inspiradoras que mudaram a Humanidade com seu talento, perseverança e pioneirismo.

Imagine2030 Podcast: programa ouve quem está construindo um futuro radicalmente diferente proposto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Glideapps: ferramenta para construção de aplicativos usando uma linguagem simples e planilhas do Google.

Jamboard: quadro colaborativo on-line que serve tanto para discussão de ideias em equipe quanto para apresentações interativas.

Miro: plataforma online de planejamento visual, para trabalhar construção de ideias em equipes remotas, em tempo real.

Tinkercad: modelagem 3D e simulação de projetos simples usando Arduíno.

FabLab Livre SP: a Rede FabLab é uma fonte de formação e possibilidade de uso para prototipagem de ideias.