Empreendedorismo feminino: a importância do protagonismo de mulheres no mercado industrial

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força e apoio com o passar dos anos, mas, apesar de acompanharmos um movimento positivo por parte da sociedade em relação à equidade de gênero, o machismo estrutural presente no ambiente corporativo ainda faz diferenciação salarial, hierárquica e qualitativa entre o homem e a mulher. E ir contra essa maré mercadológica e misógina é mais que um objetivo, é uma obrigação. Hoje, 60% das mulheres que trabalham conosco ocupam cargos gerenciais e estão presentes em 90% das áreas da empresa.

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma comemoração anual surgiu após o Partido Socialista da América organizar o Dia das Mulheres, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York — uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Por isso, como forma de homenagear este marco histórico e dar destaque ao empreendedorismo feminino, decidimos contar a história da Juliana Guimarães, nossa cliente há mais de quatro anos e que enfrenta de perto os desafios e desigualdades presentes na vida de mulheres que decidem empreender.

Juliana tem 37 anos, é empresária e fundadora da Juliana Guimarães Acessórios, natural de Curitiba – PR. Sua vontade em empreender é um caso antigo, desde que sonhava em ter o próprio negócio aos sete, quando pintava as peças em porcelana que sua mãe tinha em casa e as vendia para família e amigos.

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