Em volta do vinho

Beber um bom vinho é, sem dúvida, uma experiência única na qual se revive ou se cria sensações e emoções, além de promover um maior convívio social. A verdade é que o vinho é muito apaixonante e sedutor. Há toda uma aura em torno deste líquido e as pessoas estão querendo aprender cada vez mais a respeito. Por trás de uma garrafa de vinho, há um universo de informações gigantesco, e que agora, com as festas de fim de ano principalmente, a curiosidade por saber mais sobre esta bebida e outras, como os espumantes, é aguçada. Mas, para se ter uma experiência realmente inesquecível, compartilhando um bom rótulo, é preciso estar atento a algumas questões – que vão desde o armazenamento correto das garrafas, passando pelo ambiente de consumo até a degustação.

Para potencializar esta experiência, um bom projeto de arquitetura consegue aliar beleza, luxo e sofisticação, sem deixar passar todos os itens necessários para que se construa um local harmônico para o armazenamento e o consumo de vinhos e de outras bebidas. Para a arquiteta Eduarda Corrêa, do escritório Eduarda Corrêa Arquitetos Associados, o projeto de um espaço destinado à degustação de vinhos, além de assegurar a comodidade das pessoas que vão consumi-lo, deve atentar-se para a conservação e o armazenamento das garrafas.

Alguns pontos fundamentais na hora de projetar uma adega são umidade, temperatura e luminosidade. “Como regra geral, o vinho deve estar guardado em um lugar ventilado, protegido da luz, das vibrações e a uma temperatura constante. Isso porque, a luz, principalmente solar, pode degradar e envelhecer prematuramente os rótulos”, explica Eduarda. Outra boa dica – caso você não tenha um porão ou ambiente escuro – é dispor de um armário, cuidando para que os quesitos descritos estejam controlados.

Mesmo tendo certas exigências para uma acomodação correta, Eduarda acredita que é possível criar um espaço com muito estilo para compartilhar com as pessoas mais próximas a experiência da degustação de um vinho. “É importante entender o perfil e o desejo do proprietário deste espaço. A partir daí, com a escolha de materiais diferenciados, é possível entregar a essa pessoa um espaço belo, luxuoso e, sobretudo, prático”.

Divulgação