Drinks Instagramáveis: Uma nova tendência nas redes sociais

Muito antes da pandemia, e a necessidade de adaptação do mercado advinda dela, o universo dos drinks sempre foi famoso por se reinventar constantemente. Seja pela complexidade de seus ingredientes combinados por bartenders talentosos ou pela simplicidade dos clássicos nas mãos de celebridades, o fato é que eles estão sempre lançando tendências. Com um universo em constante expansão, muitas dessas tendências surgem de maneira espontânea, sem que ninguém saiba sua verdadeira origem, como é o caso da caipirinha de frutas: um clássico que ganhou cores vibrantes e sabores exóticos, se popularizou nacionalmente, mas poucos fazem ideia do seu verdadeiro criador. Outras, ainda, nascem de necessidades culturais de uma determinada era ou região: o início do século 19 e a criação do gin tônica como remédio para malária; a entrada de indústrias de bebidas italianas em São Paulo no início dos anos 50 e o rabo de galo e, mais recentemente, as redes sociais com o fenômeno dos drinks instagramáveis. Ou seja, drinks criados especialmente para serem fotografados e postados no instagram.

De modo a surfarem nesse tsunami de imagens online, barmans ao redor do mundo passaram a dedicar a sua criatividade para oferecer aos seus clientes drinks temáticos, feitos especialmente como modelos fotográficos a transbordarem as páginas do Instagram. “Essa nova tendência de drinks instagramáveis, além de manter o mercado de drinks e bebidas bastante aquecido, ajuda na divulgação do nosso trabalho. É muito satisfatório ver a reação do cliente ao receber um drink e querer compartilhar com seus amigos e seguidores nas redes sociais.” – relata Gabriel Saragó, bartender parceiro da Kalvelage Distillery, uma das principais marcas de vodkas premium e superpremium do Brasil.

É claro que esse fenômeno não reduziu os drinks a uma mera foto a ser admirada e curtida na internet, eles precisam, acima de tudo, continuar proporcionando experiências gustativas prazerosas. E embora a aparência seja o tema principal a ser explorado nas redes sociais, a qualidade ainda é o fator predominante para que eles sejam postados. Uma regra fundamental de instagramabilidade de um drink.

Divulgação