Discreto e elegante: ‘Quiet Luxury’, tendência deixa de lado a ostentação, chega às joias

Há alguns anos o conceito sobre o que é luxo gera um certo questionamento nas pessoas, fazendo com que muitos pensem que seu significado havia se perdido. A era das “It Girls” colaborou muito para isso: marcada por celebridades usando peças extravagantes com logotipos gigantes de marcas caríssimas, a tendência era ostentar, tanto nas roupas quanto nos acessórios. No entanto, a sociedade mudou desde a pandemia de Covid-19 e, desde então, uma nova tendência vem ganhando força: o Quiet Luxury (Luxo Silencioso, em tradução livre). Com a mudança comportamental de consumo, que trouxe uma consciência mais sustentável na moda nos últimos tempos, o Quiet Luxury preza pela discrição e ausência de logotipos, defendendo um visual mais atenuado e minimalista, porém destacando peças de alta qualidade, sem alardes. Esse estilo incorpora sofisticação refinada, polvilhada com notas delicadas de opulência.

“Existe um ar de conservadorismo, contenção e estilo anti-exibição liderado por marcas como The Row, Chloé, Khaite, Ferragamo, Fendi, Chanel e Saint Laurent – todas apresentando um estilo muito mais laissez-faire, clássico” afirmou a editora colaboradora da Vogue britânica, Harriet Quick, em recente entrevista.

No universo das joias, a tendência também está em alta e, usando a cultura pop como exemplo, a aclamada série da HBO, Succession, é a verdadeira tradução do Quiet Luxury. Focada em torno da vida de uma família americana que briga entre si para controlar o império construído pelo patriarca, as peças usadas pelos personagens são referência em elegância, especialmente as de Shiv e Gerri.

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