Dia Mundial do Diabetes: doença é uma das principais causas para problemas no coração

O cardiologista Dr. Yuri Brasil alerta sobre as consequências caso a enfermidade não seja controlada

Celebrado anualmente em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes existe desde 1991 e tem como objetivo mobilizar a sociedade e profissionais da saúde sobre a prevenção e controle desse grupo de doença. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, quando não tratada corretamente, a enfermidade ainda pode ser responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) apontam que aproximadamente 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil. Um tratamento adequado evita potenciais infartos, acidentes vasculares cerebais (AVC), e entupimentos das artérias, especialmente das pernas e pés”, alerta o especialista.

Enquanto o diabetes tipo I ocorre por razões fisiológicas do organismo, o tipo II não só pode como deve ser evitada. “Controlar o peso, realizar atividades físicas regulares, reduzir carboidratos e manter uma alimentação equilibrada são algumas atitudes essenciais para se prevenir ou controlar a doença. Alguns casos, entretanto, podem necessitar de medicamentos para controlar a glicemia do paciente”, diz Dr. Yuri. Outros fatores de risco também podem ser associados ao descontrole do nível de açúcar no sangue e ao surgimento de potenciais riscos a saúde do coração. Aspectos como tabagismo, excesso de gordura abdominal, hipertensão, sedentarismo e histórico de diabetes na família devem ser avaliados junto a um profissional especializado a fim promover uma melhora gradual no estilo de vida.

“O acompanhamento médico é vital em quaisquer circunstâncias, na presença de sintomas ou não, pois apenas com uma orientação adequada, muitas vezes de uma equipe multidisciplinar, o paciente será capaz de manter um adequado funcionamento do corpo e impedir o surgimento de doenças”, orienta o cardiologista.

Quem é Yuri Brasil?
Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.