Dia do dermatologista: saiba a importância do especialista para sua saúde

A pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como qualquer outro, pode ser atingido por doenças e enfermidades. O diferencial aqui é que a pele está visível aos nossos olhos, sendo possível inúmeros diagnósticos apenas com a avaliação de um médico especialista nisso. No dia 5 de fevereiro foi comemorado o Dia do Dermatologista e a reflexão é fundamental valendo para o ano inteiro.

Nosso organismo consegue, através da pele, expressar um número significativo de sinais e sintomas, os quais são fundamentais na identificação de doenças. Podem ser alterações restritas da própria pele ou também transtornos de órgãos internos que se manifestam dermatologicamente. Tudo isso contribui para o fato de existirem mais de 3 mil diagnósticos de patologias cutâneas, mais do que qualquer outra especialidade médica.

Além do conhecimento dessas enfermidades, o médico dermatologista também atua na promoção da autoestima e do bem-estar físico e mental, afinal, uma pele saudável é reflexo de cuidados com o corpo e bons hábitos de vida. Na primeira consulta, será realizado uma conversa para conhecer o seu tipo de pele, os seus hábitos de vida e sua rotina de cuidados. Não menos importante é a avaliação das unhas e cabelos, também a cargo dessa especialidade.

Divulgação