Decoração: do rústico ao contemporâneo

Neste ano, todos precisaram se recolher em casa e muitos entenderam a importância de se morar em um verdadeiro lar, um local que acolha o morador. Quem não sentia sua residência assim procurou formas para deixar o local mais aconchegante e com sua cara. Um meio de fazer isso é através da decoração. Mesclar elemento contemporâneos com rústicos é uma das estratégias que ganharam destaque em 2020. Elementos mais democráticos, que permitem diversos usos e combinações, como a madeira, continuam no topo.

O arquiteto e designer de interiores William Hanna explica como criar essa conexão para surpreender. Ele explorou esse conceito que alia o rústico ao contemporâneo tendo a madeira como o ponto de destaque nos dois apartamentos decorados do Moove Home Brasal – com metragens de 119 m² e 69 m² -, o novo lançamento da Brasal Incorporações em Goiânia.

“A madeira é o ponto de conexão dos dois decorados e que traz rusticidade. Acredito que elementos rústicos de uma forma geral remetem à infância e ao que é bom, trazem lembranças. E isso instiga na pessoa o morar bem”, analisa o profissional.

No decorado de 119 m² a madeira está por todos os lados, desde itens bem perceptíveis como bancadas, mesas, cadeiras, armários e objetos de decoração, até aqueles que passam despercebidos, como o revestimento em MDF marmorizado nas paredes da sala de estar e jantar. Muitos desses objetos fazem contraponto com itens em metal, como a cristaleira e o painel de televisão, os quais possuem um organizador de metal dourado e no qual é possível encaixar nichos de madeira.

A luminária com pendentes de metal também contrasta com uma peça rústica decorativa em madeira sobre a mesa de jantar, a qual possui a parte superior em mármore e os pés também em madeira, em um tom mais escuro. O mármore é encontrado ainda no balcão em formato de U na cozinha, que liga a bancada da pia, com a do fogão e outra que pode ser usada para servir os alimentos. Esta última possui uma outra bancada, mais baixa em madeira, que serve para fazer refeições e comporta até quatro pessoas.

Outro elemento rústico são as paredes de tijolos de pedra na varanda, que deixam o ambiente mais informal, bem como a ampla mesa de madeira. “O conceito base usado foi mostrar as infinitas possibilidades do apartamento para quem o visitar entender que tudo isso é possível”, explica William Hanna, responsável pelo projeto.

“Por exemplo, o MDF que lembra o mármore é uma tendência que tem ótimo custo benefício e que traz contemporaneidade, além de diminuir o uso de materiais naturais”, complementa.

Divulgação