Muitos ingredientes renomados nas rotinas de cuidados com a pele vêm se tornando aliados potentes no haircare diário, como o ácido hialurônico e a niacinamida. O ácido glicólico, já conhecido por suas propriedades esfoliantes com ação uniformizadora e antienvelhecimento, começa a ganhar espaço nos produtos de cabelo por seus benefícios para os fios e para o couro cabeludo. Nos fios, o ácido glicólico tem um alto poder de condicionamento e hidratação, contribuindo para tornar os fios mais fortes e resistentes à quebra. Seu efeito também reflete em cabelos mais protegidos, possibilitando o uso de ferramentas térmicas com mais segurança, já que ajuda a manter a umidade dos fios mesmo em temperaturas mais elevadas.
“Quando usado no cabelo, o ácido glicólico ajuda a reter umidade na fibra capilar, deixando-a mais emoliente, com mais movimento e maciez. Sua composição também ajuda a selar a cutícula, facilitando a penteabilidade e reforçando o brilho dos fios”, complementa Pedro Henrique Guimarães, cosmetólogo e educador da Keune Haircosmetics Brasil.
Conhecido como esfoliante e hidratante para a pele, ele tem um papel semelhante no couro cabeludo, penetrando na camada dérmica e soltando as células epiteliais mortas. Dessa forma, ele promove redução da coceira e da descamação, sendo ideal tanto para cabelos naturais quanto para aqueles que receberam tratamento químico.
“Usamos o ácido glicólico para diminuir o extrato córneo, que é a camada mais externa do nosso couro cabeludo. Assim é possível uma maior absorção de nutrientes, menor deposição de lipídios e eliminar os resíduos, fazendo uma limpeza profunda” complementa Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em tricologia.
Por seu peso molecular reduzido, ele tem a capacidade de penetrar na camada dérmica e exercer uma renovação profunda das células epiteliais mortas.
Divulgação